Notícias em Português

Brasil: Ciranda do MAB se prepara para o 8º Encontro Nacional

Encontros Estaduais para formação de educadores da Ciranda acontecem desde agosto do ano passado

As crianças já estão em preparação para o Encontro Nacional do MAB que ocorre em outubro, no Rio de Janeiro. Desde o mês de agosto de 2016, a Ciranda do MAB promove “Encontros Estaduais de Educadores da Ciranda”.

Brasil: MAB realiza 8º Encontro Nacional no Rio de Janeiro em outubro de 2017

Entre os dias 1 e 5 de outubro, aproximadamente 4 mil atingidos e atingidas de todas regiões do Brasil se reunirão na capital carioca para celebrar e apontar os próximos passos do movimento

Durante os dias 1 a 5 de outubro de 2017, no aniversário de cem anos da Revolução Russa, o Rio de Janeiro receberá o 8º Encontro Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens. Com o lema “Água e energia com soberania, distribuição da riqueza e controle popular”, o evento reunirá cerca de 4 mil atingidos de todas as regiões do Brasil.

Brasil: MPA Realiza o Lançamento Nacional Do Mutirão Da Esperança Camponesa

Puxirão, Mutirão, Adjunto, Batalhão são as diversas formas de escrever e de falar dos camponeses nos mais distintos rincões desse país. Esses mesmos camponeses e camponesas organizados no Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), realizaram nesta terça-feira, 31 de janeiro o Lançamento Nacional do Mutirão da Esperança Camponesa, na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) em Guararema-SP.

Brasil: Comunicado MPA ante partida física da Marisa Leticia Rocco

Nós camponeses e camponesas do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) vindos de todos os grotões e rincões do Brasil reunidos em Guararema – São Paulo, recebemos com imenso pesar a notícia da partida física da companheira Marisa Letícia, que por mais de 40 anos esteve junto, lado a lado com cada trabalhadora e cada trabalhador nas lutas pelas liberdades democráticas no Brasil.

Brasil: Video aula sobre a Reforma da Previdência e os impactos para o campesinato

Quem Alimenta o Brasil Exige Respeito!

Não aceitaremos uma Reforma na Previdência com perdas de direitos para a Classe Trabalhadora!

A Reforma da Previdência capitaneada pelo governo não eleito de Michel Temer, representa um assalto literal aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil.  No campo se aprovada, a reforma deixará um impacto tremendo, o aumento de idade, e a desvinculação do salario mínimo das pensões, atingirá sobre tudo as mulheres e os mais idosos.

Brasil: Movimentos do campo lançam manifesto contra a reforma da previdência

Movimentos e organizações camponesas lançam um manifesto contra a reforma da previdência do governo golpista de Michel Temer.

De acordo os movimentos, os impactos dessa reforma serão tremendos e exigem que o governo apresente publicamente as contas da seguridade social para justificar as mudanças. “Isso comprovaria a fraude que essas representam.”

O manifesto ainda denuncia o golpe e o controle do Estado Brasileiro pelo Congresso Nacional, o Poder Judiciário e a Globo que seguem a lógica de exploração máxima dos trabalhadores.

Brasil: Sistema De Irrigação Na Bahia Fortalece A Vida E Auto Sustentação Dos Camponeses

Em cada canto desse país tem camponeses cultivando a terra, cuidando da natureza, dos recursos naturais, alimentando o povo brasileiro e fazendo luta. Na Bahia, não é muito diferente, onde os camponeses e camponesas do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) tem desenvolvido juntamente com a equipe do Projeto Semeando Soberania: produção de sementes crioulas no Estado da Bahia, o resgate e multiplicação de sementes crioulas.

Brasil: Camponeses e Camponesas do Sergipe realizam VIII Encontro Estadual Do MPA

Os camponeses e camponesas do Estado de Sergipe estão em festa. O município de Propriá, na região do Baixo São Francisco, desde ontem, dia 1º de dezembro, até o próximo sábado, 3, será a casa do VIII Encontro Estadual do Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA/SE: “20 anos de Luta e Afirmação Camponesa – Por Nenhum Direito a Menos”.

Brasil: MPA: O Povo Brasileiro Homenageia Fidel

No fim de tarde desta segunda-feira, 28, representantes dos Movimentos Sociais e Populares, sindicatos, parlamentares e representantes da sociedade civil se reuniram em frente à Embaixada de Cuba no Brasil para homenagear nosso comandante Fidel Castro. O objetivo foi de deixar um “hasta siempre comandante!” e prestar solidariedade ao povo cubano.