Notícias em Português

Brasil: Camponeses E Trabalhadores Em Educação Vão As Ruas Em RO Contra A Reforma Da Previdência

Em Rondônia, camponeses e camponesas do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), trabalhadores e trabalhadoras Da e Na Educação do Estado estão nas ruas entre ontem, 27/03 e hoje 28/03 estão em luta Contra a Reforma da previdência proposta pelo governo não eleito de Michel Temer.

As manifestações estão sendo organizadas pelo SINTERO – Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia, com a participação e construção das organizações que compõe a Via Campesina, entre elas o MPA e MST.

Brasil: Um Ano da Partida Física de Clodomir Santos de Moraes

Clodomir Santos de Morais nasceu em Santa Maria da Vitória em setembro de 1928, camponês, operário da indústria de montagem de automóveis da Ford, dedicou-se ao jornalismo e assessorou das Ligas Camponesas, construindo sua trajetória de luta em favor dos excluídos.

Teve os direitos políticos cassados por dez anos e, após 2 sofridos anos de prisão em 1962/65, amargou exílio de quinze anos no exterior. Por mio do Ato Institucional nº 1, na lista dos cem primeiros cassados pelos militares golpistas, que assumiram o poder em 1964, Clodomir foi o 12. 

Brasil: MMC realiza II Seminário Internacional Feminismo Camponês e Popular

O Movimento de Mulheres Camponesas, envolvidas pela mística feminista e pela jornada do 8 de março, realiza nos dias 21 e 22 de março, o II Seminário Internacional Feminismo Camponês e Popular no Centro de Formação Vicente Canas, Luziânia, GO. Participam desse momento organizações do Paraguai, Chile e Moçambique. Bem como movimentos sociais e feministas do campo e da cidade do Brasil e a coordenação nacional do MMC.

Brasil: Mulheres Sem Terra denunciam Vale por sonegar contribuição ao INSS

A dívida da empresa é de R$ 276 milhões

Página MST

Na manhã desta terça-feira (07), cerca de 1500 trabalhadoras rurais Sem Terra, ocuparam a unidade de fertilizantes da empresa Vale em Cubatão, às margens da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, a 40 Km da capital do estado de São Paulo.

Brasil: Mulheres Em Luta, Por Nenhum Direito A Menos! Quem Alimenta O Brasil Exige Respeito! MPA

8 de Março Dia Internacional de Lutas das Mulheres

Jornada Nacional de Lutas – Março 2017

As camponesas e camponeses do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), neste 8 de março põe-se em luta em Defesa da Previdência Pública, Solidária e Universal. Compreendemos que as ‘Reformas’ impostas pelo governo não eleito de Michel Temer encobrem processos como o aumento e feminilização da pobreza, aumento da violência, e o impedimento de aposentadoria para indígenas, marisqueiras, pescadoras, assim como, a precarização da vida do povo negro e dos jovens.

Brasil: Berta Cáceres: um ano de impunidade - MST

Reafirmamos nosso compromisso em honrar as mulheres e homens caídos na luta pela defesa da vida.

Há exatamente um ano, a líder indígena e dirigente do Conselho Cívico de Organizações Populares e Indígenas de Honduras (COPINH), Berta Cáceres, foi brutalmente assassinada dentro de sua própria casa, na capital hondurenha Tegucigalpa.

Lutadora na resistência contra o golpe de estado que derrubou o ex-presidente de Honduras, Manuel Zelaya, em 2009, Berta ganhou reconhecimento mundial por sua defesa incansável dos direitos humanos e do ambiente.