Notícias em Português

Brasil: Movimentos do campo lançam manifesto contra a reforma da previdência

Movimentos e organizações camponesas lançam um manifesto contra a reforma da previdência do governo golpista de Michel Temer.

De acordo os movimentos, os impactos dessa reforma serão tremendos e exigem que o governo apresente publicamente as contas da seguridade social para justificar as mudanças. “Isso comprovaria a fraude que essas representam.”

O manifesto ainda denuncia o golpe e o controle do Estado Brasileiro pelo Congresso Nacional, o Poder Judiciário e a Globo que seguem a lógica de exploração máxima dos trabalhadores.

Brasil: Sistema De Irrigação Na Bahia Fortalece A Vida E Auto Sustentação Dos Camponeses

Em cada canto desse país tem camponeses cultivando a terra, cuidando da natureza, dos recursos naturais, alimentando o povo brasileiro e fazendo luta. Na Bahia, não é muito diferente, onde os camponeses e camponesas do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) tem desenvolvido juntamente com a equipe do Projeto Semeando Soberania: produção de sementes crioulas no Estado da Bahia, o resgate e multiplicação de sementes crioulas.

Brasil: Camponeses e Camponesas do Sergipe realizam VIII Encontro Estadual Do MPA

Os camponeses e camponesas do Estado de Sergipe estão em festa. O município de Propriá, na região do Baixo São Francisco, desde ontem, dia 1º de dezembro, até o próximo sábado, 3, será a casa do VIII Encontro Estadual do Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA/SE: “20 anos de Luta e Afirmação Camponesa – Por Nenhum Direito a Menos”.

Brasil: MPA: O Povo Brasileiro Homenageia Fidel

No fim de tarde desta segunda-feira, 28, representantes dos Movimentos Sociais e Populares, sindicatos, parlamentares e representantes da sociedade civil se reuniram em frente à Embaixada de Cuba no Brasil para homenagear nosso comandante Fidel Castro. O objetivo foi de deixar um “hasta siempre comandante!” e prestar solidariedade ao povo cubano.

Temer Legaliza A Biopirataria No Brasil - Entrevista del MPA a Leonardo Melgarejo

Em entrevista especial concedida à Comunicação do Movimento do Pequenos Agricultores (MPA) o engenheiro agrônomo e doutor em Engenharia de Produção, Leonardo Melgarejo fala sobre as mudanças na legislação, voltadas ao campo, que estão sendo feitas no Brasil, a permissão da importação de milho transgênicos, o avanço do Agronegócio e a sua legitimação por meio do legislativo sob a justificativa de alimentar o mundo.Ele que é integrante do Grupo de Estudos em Agrobiodiversidade (GEA), presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (AGAPAN) e coordena o Grupo de Trabalho sobre

Nota de solidariedade do MPA ao MST. Por que lutar não é crime

O Movimento dos Pequenos Agricultores-MPA, manifesta seu repudio  à ação violenta da polícia civil e militar  que invadiram nesta manhã (4) a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) em Guararema, São Paulo, o   comportamento  vil e truculento  da polícia em adentrar a uma escola sem mandado judicial é mais uma prova de que vivemos hoje um estado de exceção, onde quem luta pela terra,  e pelos direitos dos povos são criminalizados. 

Nota de Repúdio da  CLOC- Via Campesina-Brasil contra a Criminalização da Luta e em solidariedade o MST

Nós, organizações que compõem a CLOC-Via Campesina-Brasil vem por meio desta expressar nosso profundo repúdio a ação desencadeada nessa manhã de sexta-feira(04/11/16) contra o MST e a Escola Nacional Florestan Fernandes - ENFF onde a policia civil  e militar do estado de São Paulo promoveram uma ação truculenta ao  invadirem a ENFF.

A Polícia, sem mandado judicial, atenta contra a democracia que foi golpeada, e dessa forma vai cada vez mais consolidando o estado de exceção que estamos vivendo. 

Brasil: Camponeses E Camponesas Dizem: Ni Una Menos!

Os camponeses e camponesas do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) dizem Não ao Feminicíodio. Em nota o Movimento denuncia a onda conservadora, o avanço do Capital para sobre os direitos do trabalhadores, o machismo exacerbado, o sexíssimo, todas as formas de violência e principalmente o Feminicídio, onde as mulheres são mortas simplesmente por ser mulher.

Ni Una Menos!

Lucía Pérez: presente, presente, presente!