Notícias em Português

Brasil: MPA realiza atividades com Mulheres e Crianças em preparação aos próximos períodos de Lutas em Rondônia

Este fim de semana, 11 e 12 de novembro teve um sentido especial para o MPA em Rondônia, os camponeses e camponesas do Movimento no Estado realizaram, de forma paralela, três atividades com mulheres e crianças. Um Encontro Municipal com entorno 40 mulheres em Alto Paraíso ao Norte do Estado, o outro foi um Encontro Regional reunindo três município, com a presença de mais ou menos 40 mulheres na cidade de Santa Luzia e o terceiro Encontro também foi Regional, com a participação de aproximadamente 45 mulheres realizado em Cabixi ao Sul do Estado.

Brasil: Seminário Alerta Sobre O Veneno Na Alimentação no Santa Catarina

As mais de 120 pessoas vindas de 8 municípios da região, nesta quarta-feira 8 de novembro, debateram sobre a alimentação saudável, sementes, biodiversidade, vida saudável, saúde e a cura pelas plantas, no município de em Anchieta, SC, durante o II Seminário Municipal “Comida de verdade no campo e na cidade” que está sendo organizado pelo Paróquia Santa Lúcia, Prefeitura Municipal de Anchieta, PJR, PJMP, MPA, MMC, SINTRAF, Epagri e pela Cooperativa Oestebio.

Brasil: Pilatos 2.0: Empresas Lavam As Mãos Para Os Problemas Dos Agrotóxicos No Campo E Na Cidade

Durante a passagem que narra o julgamento de Jesus Cristo talvez uma das expressões que marcaram esse fato é o momento onde Pôncio Pilatos decide não se envolver com o problema da condenação de Jesus, e lava suas mãos o entregando a Herodes, dois mil anos se passaram e seguimos vendo os verdadeiros responsáveis seguidamente “lavando as mãos” aos problemas que eles mesmo causaram e deveriam ao menos reparar os seus danos.

Brasil: Cansado do descaso das autoridades, o povo de Correntina reage em defesa das águas

A mídia está a noticiar que na manhã de quinta-feira, 02/11/2017, feriado de Finados, houve manifestação de populares nas Fazendas Igarashi e Curitiba, no distrito de Rosário, município de Correntina. Segundo imagens e áudios que circulam pela Internet, estas fazendas teriam sido invadidas e parte de suas máquinas, instalações e pivôs quebrados e incendiados, e que os autores destas ações são populares de Correntina. Segundo os relatos participaram da ação entre 500 a 1.000 pessoas.

Brasil: Camponeses Garantem Conquista Na Educação Do Campo Em Colorado Do Oeste en Rondonia

Os camponeses e camponesas do MPA no município de Colorado do Oeste, Estado de Rondônia, depois de vários dias de batalha tiveram uma grade vitória, a continuidade das Escolas do/no Campo.

O município de Colorado até o fim dos anos 90 e meado da década de 2000 tinha 85 Escolas Rurais, com o processo de polarização forçado sem a aceitação dos pais e comunidade, conseguiram acabar da forma mais covarde possível com as 80 escolas, reduzindo apenas para 5 escolas.

Brasil: MPA Denuncia A Multinacional Nestlé Por Perseguição Sindical E Racismo

O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) vem a público manifestar sua indignação contra a ação da Empresa Multinacional Nestlé Brasil LTDA e fazer um alerta, a Reforma Trabalhista ainda não entrou em vigor, por certo as leis vigentes devem garantir a ação da organização sindical sem violência e intimidação. Também repudiamos o crime de racismo cometido conta o companheiro Janderson Santana, militante do MPA no recôncavo baiano.

Brasil: Juventude Do MPA No Sergipe Tem Instrumentos Quebrados Durante Repressão No Baixo São Francisco

Na manhã desta sexta-feira, 20 de outubro a juventude do MPA no Estado do Sergipe foi fortemente reprimida, ameaçada e alvo de violência por parte da comitiva do líder do governo na Câmara, deputado federal André Moura (PSC-SE), que estava acompanhado do pelo senador Eduardo Amorim (PSDB-SE) e o prefeito de Ilha das Flores, Cristiano Beltrão (PSC), que se encontravam em comitiva com demais prefeitos e políticos da região em ato público com o anúncio de uma Emenda Parlamentar no Povoado Serrão, município de Ilha das Flores no Baixo São Francisco.

Brasil: Camponeses Capixabas Reforçam A Unidade Com A Prática De Roças Coletivas

Vivemos em uma sociedade capitalista que leva os seres humanos a serem cada vez mais individualistas. Como os problemas individuais nem sempre devem ser resolvidos individualmente, a Coordenação Estadual do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) no Estado do Espirito Santo orientou os municípios que trabalhassem coletivamente, ou seja junto com os camponeses e camponesas de sua base realizarem as roças coletivas.