Notícias em Português

Brasil: Mutirão Da Esperança Camponesa Une Campo E Cidade Em Travesseiro

Durante os dias 12 e 13 de julho de 2017, cerca de 40 militantes do Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA, estiveram realizando o Mutirão da Esperança Camponesa no município de Travesseiro, pertencente a Regional Vale do Taquari, Estado do Rio Grande do Sul. O Mutirão percorreu por oito comunidades, sendo elas, Caíru, São Miguel, Barra do Fão, Felipe Essing, Três Saltos Alto, Três Saltos Baixo, São João e Sede do município.

Brasil: Líder Camponês É Assassinado Na Bahia

Mais um companheiro que tomba na luta pelos direitos dos trabalhadores. Na tarde desta quinta-feira, 13 de julho, o líder camponês e quilombola, José Raimundo Mota de Souza Júnior é assassinado.

Educador popular, grande defensor da Agroecologia, das cisternas de placa, um companheiro de luta e vivência. Júnior é militante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e morador da Comunidade Quilombola de Jiboia, município de Antônio Gonçalves-Bahia.

Brasil: Camponeses Da Base Do MPA Somam Apoio Ao PL Da Economia Solidária

Dirigentes do movimento no RS conversam com a relatora do PL da Economia Solidária, Maria do Rosário, e reafirmam compromisso do campesinato com o projeto 4685 de 2012.A deputada federal Maria do Rosário marcou presença na 13ª Feira Latino Americana de Economia Solidária e a 24ª Feira Internacional do Cooperativismo, no fim de semana de 7 a 9 de julho, em Santa Maria (RS). Relatora do projeto de Lei 4685/2012, o chamado PL da Economia Solidária, a parlamentar comentou sobre sua atuação junto à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), para que o projeto seja pautado e aprovado.

Brasil: MST: Liberdade para Khalida Jarrar e Khitam Saafin, militantes palestinas detidas pelas forças de ocupação israelenses

O MST vem a público expressar sua solidariedade aos militantes palestinos presos na última semana em mais uma operação arbitrária do exército israelense. 

Entre as prisioneiras estão Khalida Jarrar, parlamentar de esquerda palestina e advogada dos presos políticos palestinos, e Khitam Saafin, presidente da União dos Comitês de Mulheres Palestinas, duas figuras centrais de resistência e luta pela libertação do povo palestino. Reiteramos nosso repúdio à ocupação de todo o território palestino e também nosso compromisso de seguir em luta e solidariedade por seu povo. 

Brasil: Entre os milhares de manifestantes da Greve por Direitos estão os Camponeses e Camponesas do MPA

Nesta sexta-feira, 30 de junho, movimentos populares e centrais sindicais que constroem as frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular realizaram atos por todo país em defesa dos direitos da Classe Trabalhadora, por Diretas Já, Fora Temer e contra as reformas trabalhista e da previdência.

Brasil: Camponeses do MPA abrem casa de produtos agroecológicos no Rio de Janeiro

Brasil de Fato

Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) também vende alimentos sem veneno através de sua página web

Cansados de entregar seus produtos a preços baixos a intermediários que ficam com a maior parte do lucro, os camponeses do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), que produz alimentos sem agrotóxico, decidiram criar um sistema para estar em contato direto com os consumidores.

Brasil: Nota de repúdio do MST às ações violentas da polícia na ocupação de Brasília

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vem a público repudiar a violenta ação da Polícia Militar do Distrito Federal, que na tarde dessa quarta (24), agiu de forma violenta e criminosa contra os manifestantes que se reuniram em Brasília para protestar contra o governo Temer.

A ação desmedida resultou em inúmeros feridos, entre eles o militante do MST de Goiás, Clementino Neto, que foi ferido por um tiro de bala de borracha no olho esquerdo e está internado em estado grave no Hospital de Base de Brasília, com grande risco de perder a visão deste olho.